Imprensa da Universidade

E. Ivo Alves

Nasceu em Lisboa, em 1959. É licenciado e doutorado em Geologia pela Universidade de Coimbra, onde desempenha as funções de diretor do Instituto Geofísico e de professor auxiliar do Departamento de Ciências da Terra. Tem lecionado principalmente nas áreas da Geofísica, da Geomatemática e das Geociências Planetárias. Foi o fundador e primeiro coordenador do Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra no qual atualmente coordena o grupo de investigação em Geociências Planetárias. Foi o proponente e investigador principal do primeiro projeto de investigação português de largo espectro sobre Marte, que conferiu ao Instituto Geofísico o estatuto de laboratório reconhecido pela Agência Espacial Europeia. Publicou mais de oitenta artigos de investigação em livros, revistas e atas de congressos e tem-se empenhado na divulgação pública das geociências, tendo realizado mais de cem conferências e entrevistas a órgãos de comunicação social na última década.

Obras editadas na IUC:

Estas Máquinas Chamadas Mundos. Breve Manual de Instruções para Fabricar Planetas e Mantê-los em Bom Estado de Funcionamento

Pequeno Atlas do Sistema Solar