Imprensa da Universidade

João Lopes Alves

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Exerceu advocacia e consultoria jurídica e lecionou no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente é Conferencista Convidado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Co-Coordenador do Seminário Permanente de Filosofia e Direito da Sociedade Portuguesa de Filosofia, Colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e Membro do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Faz parte de várias Associações científicas e técnico-profissionais nacionais e estrangeiras das suas diversas áreas de atividade. Participante ativo em numerosos congressos, simpósios, etc. nacionais e internacionais, com responsabilidades de organização e coordenação científica em alguns deles, é autor dos livros "Ética & Contrato Social" (2005), " O Estado da Razão. Da Ideia Hegeliana de Estado ao Estado segundo a Ideia Hegeliana" (2004) e "Rousseau, Hegel e Marx. Percursos da Razão Política" (1983) e editou e apresentou os volumes coletivos "Ética e o Futuro da Democracia" (1998) e "Tecnologias da Informação & Sociedade.  Teoria, Usos, Impactos" (1992). Tem publicados em Portugal e no estrangeiro numerosos estudos nos campos do Direito e da Filosofia Moral.