Imprensa da Universidade

João Maria André

Nasceu em 1954 em Monte Real, Leiria. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra  (1979), tendo-se doutorado pela mesma Faculdade com uma dissertação sobre Nicolau de Cusa. É professor catedrático daquela Escola, onde ensina nas áreas de Filosofia e do Teatro. É autor, entre outros livros, de Renascimento e Modernidade: do poder da magia à magia do poder, Sentido simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa, Pensamento e afectividade, Diálogo intercultural, utopia e mestiçagens em tempos de globalização. Traduziu ainda para português várias obras de Nicolau de Cusa. Além da atividade docente e de investigação, tem desenvolvido também a sua atividade como animador cultural, nomeadamente através da tradução, dramaturgia e encenação na Cooperativa Bonifrates de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente, de que foi Diretor de 2001 a 2005.
No campo da poesia publicou Rostos suspensos, e Estilhaços em poemas.

Obras editadas na IUC:

Peregrinações. Quadros de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto