Imprensa da Universidade

João Boavida

É professor catedrático da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Filosofia, em 1968, com uma tese sobre a Infinidade e Curso de Ciências Pedagógicas, ambos pela Faculdade de Letras de Coimbra. Foi professor do liceu e fez o estágio pedagógico. Foi então que se apercebeu da problemática do ensino da Filosofia e fez do tema uma das suas áreas de investigação e estudo. Especializou-se em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Lovaina e doutorou-se em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, onde fez também provas de Agregação em Filosofia da Educação.

Lecionou Métodos e Técnicas da Educação, Psicologia Pedagógica, Epistemologia das Ciências da Educação, Teoria e Filosofia da Educação e Formação Ética e Deontológica. Participou em muitas ações de formação, e em congressos nacionais e internacionais, tendo feito conferências tanto em Portugal como no estrangeiro.

Tem muitos artigos publicados em revistas da especialidade, nacionais e estrangeiras, sobre avaliação pedagógica, metodologias de ensino, ética, deontologia, epistemologia e filosofia da educação.

Tem colaborado em livros coletivos: do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra (Almedina) e da U.N.E.D. de Madrid (Dykinson), coordenou em parceria a publicação de Teoria da Educação – contributos ibéricos (Imprensa da Universidade de Coimbra), Educação – reconfiguração e limites das suas fronteiras e Escola: problemas e desafios (Centro de Estudos Ibéricos). Em parceria publicou Ciências da Educação – epistemologia, identidade e perspectivas (Imprensa da Universidade de Coimbra). Como autor único: Filosofia – do ser e do ensinar (I.N.I.C.), Educação: objectivo e subjectivo – para uma teoria do itinerário educativo (Porto Editora) e Educação filosófica- sete ensaios (Imprensa da Universidade de Coimbra,2 010).

Foi diretor da Revista Portuguesa de Pedagogia.

Obras editadas na IUC:

Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas