Imprensa da Universidade

João Luís J. Fernandes

Doutorado em Geografia pela Universidade de Coimbra, é Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Coimbra, e Investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) das Universidades de Coimbra, Porto e Braga. Tem feito investigação no domínio das paisagens e das relações de poder que estas expressam, dos patrimónios da pós-modernidade e da forma como as indústrias criativas, enquanto instrumentos de representação de lugares, se territorializam e criam novas narrativas paisagísticas, como ocorre com os territórios criados pelo cinema. Tem também refletido o papel da imagem dos lugares na afirmação dos mesmos em termos de planeamento estratégico, destacando-se aqui a necessária coesão interna de cada espaço geográfico.

Obras editadas na IUC:

Património Cultural e Paisagístico

Redes, capital humano e geografias da competitividade