Imprensa da Universidade

João Paulo Avelãs Nunes

Nasceu em 1965 e é Professor Auxiliar de História Contemporânea na FLUC. É, também, Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC. Licenciado em História (1987) e profissionalizado em Ensino da História (1989) pela FLUC. Defendeu a sua dissertação de Mestrado em História Contemporânea de Portugal em 1993 - A história económica e social na FLUC (1911-1974) - e a dissertação de Doutoramento em História Contemporânea em 2006 - O Estado Novo e o Volfrâmio (1933-1947). É membro das Redações da Revista Portuguesa de História e da revista Estudos do Século XX.

Tem investigado e publicado em áreas como a história do CADC de Coimbra e das "organizações de juventude" do Estado Novo e dos fascismos, a arqueologia industrial e o património cultural, a história do sector mineiro e da Segunda Guerra Mundial, a história da Igreja e da "ação católica" portuguesa, a museologia e a didática da História.

Obras editadas na IUC:

O Estado Novo e o Volfrâmio (1933-1947) (reimpressão)

Historiografias Portuguesa e Brasileira no século XX: olhares cruzados

Estudos do século XX n.º 13: estado-providência