Imprensa da Universidade

João A. B. Patrício

É professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra onde rege disciplinas no âmbito da patologia cirúrgica.

Dirigiu o Serviço de Cirurgia II dos HUC de Novembro de 1988 a 1995 e desde então dirige o Serviço de Cirurgia I.

Em1988 foi solicitado a montar o Laboratório de Experimentação Animal dos HUC. Aí vem acolhendo múltiplos cursos e “workshops” de pré e pós-graduação, o mestrado de experimentação animal e acompanha o desenvolvimento de trabalhos de treino cirúrgico e investigação, incluindo teses de mestrado e de doutoramento.

Presidiu à Sociedade Portuguesa de Microcirurgia, Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Groupe pour l'Avancement de la Microchirurgie ( GAM) de que foi co-fundador Participou também na criação da Associação Portuguesa de Patologia Experimental e da Sociedade de Ciência em Animais de Laboratório, a cujas Assembleias Gerais preside; é membro do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento homologado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 1998.

É membro da Académie National de Chirurgie (Paris) ”Associé Étranger” e da Academia Nacional de Medicina.

Obras editadas na IUC:

Atlas de Patologia Cirúrgica