Imprensa da Universidade

Jorge de Alarcão

É Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor honoris causa pelas Universidades de Bordéus (1985) e de Santiago de Compostela (1996).
Recebeu o prémio Raoul Duseigneur da Académie des Inscriptions et Belles Lettres (Paris) pela obra Les villas romaines de São Cucufate, Portugal (de colab. com R. Etienne e F. Mayet).

A sua atividade docente tem-se exercido em diversos ramos da Arqueologia Clássica, História Antiga, Pré-História e Proto-História. Como investigador, o seu campo tem sido a arqueologia romana em Portugal e, mais recentemente, a teoria da Arqueologia.

É autor de diversas obras e artigos, num total de mais de 190 títulos. Uma das principais obras, Roman Portugal, foi editado em Inglaterra (Warminster, 1988). Duas outras, Portugal Romano e O domínio romano em Portugal vão, respetivamente na 4ª e 3ª edições.

Obras editadas na IUC:

Coimbra: a Montagem do Cenário urbano