Imprensa da Universidade

Jorge André

O Autor nasceu em Lisboa (1961), onde viveu e estudou até ao segundo ano do seu curso de Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico. Mudou-se então para Coimbra, onde terminou o curso (1985), no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEM/FCTUC), e tem prosseguido a carreira académica, doutorando-se na Especialidade de Aerodinâmica (1997). Do seu percurso pedagógico, realça-se o interesse continuado pelo estudo, o ensino e a aplicação da matemática em engenharia mecânica, onde lecionou disciplinas de engenharia com forte componente quantitativa (Resistência de Materiais, Mecânica dos Fluidos, Turbomáquinas, Máquinas Térmicas, Aerodinâmica), e de matemática aplicada (Matemática Aplicada à Engenharia Mecânica, Modelação de Fenómenos Físicos, Probabilidades e Estatística), de pré e pós-graduação, das quais resultaram publicações pedagógicas, como o livro “Probabilidades e Estatística para Engenharia” (2008). Realizou análises curriculares do curso de Engenharia Mecânica e empenhou-se em incentivar a ligação entre os Departamentos de Engenharia Mecânica e de Matemática da FCTUC, como Coordenador de Processos de Auto-Avaliação, Acreditação pela Ordem dos Engenheiros, e de Bolonha. O seu percurso de investigação iniciou-se no estudo da turbulência de escoamentos (Anemometria de filme quente, Teoria Estatística da Turbulência) e embrenhou-se depois, até 2007, pela investigação de diferentes fenómenos físicos em incêndios florestais, com realce para a modelação da propagação de frentes de chamas de baixa e média intensidade. Incluiu, ainda, dedicações menores, isoladas ou periódicas, a: motores-foguete a propergol sólido; condicionamento do ar em veículos de transporte de passageiros; Engenharia Acústica; e Manutenção. Atualmente, reestrutura a sua investigação nas áreas de: Energia e Ambiente; Engenharia Acústica; e Gestão e Ecologia Industrial (Análise de Atribuição aplicada à gestão sustentável de empresas).

Obras editadas na IUC:

Ensinar e Estudar Matemática em Engenharia