Imprensa da Universidade

Jorge M. Canhoto

Nasceu em Elvas (1963), é casado e tem um filho.

Licenciado em Biologia (1985) lecionou, por um curto período, na Escola Secundária de Cantanhede após o que ingressou (1986) na Faculdade de Ciências e Tecnologia, onde é atualmente Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Vida.

Concluiu o doutoramento em Biologia em 1995 e, em 2004, prestou provas de agregação.

Em 1996, criou a disciplina de Biotecnologia Vegetal, que tem lecionado desde então.

Ensina também as disciplinas de Desenvolvimento das Plantas, Recursos Florestais e Embriologia Experimental. É coordenador do Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal e investigador no Centro de Estudos Farmacêuticos.

Em termos científicos, interessa-se pelos processos de desenvolvimento das plantas com particular incidência na embriogénese e, em termos de ciência aplicada, pelo potencial da biotecnologia no melhoramento das plantas e na produção de compostos químicos de interesse.

Nas (poucas) horas livres brinca aos jardineiros (para variar), tira fotografias (más), anda de bicicleta, ouve música, lê e gosta de olhar para as estrelas, não necessariamente por esta ordem.

Obras editadas na IUC:

Biotecnologia Vegetal da Clonagem de Plantas à Transformação Genética