Imprensa da Universidade

Jorge Figueira

É licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1992) e Doutorado em Arquitetura, especialidade Teoria e História, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2009). É Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da FCTUC e leciona no Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP. É coordenador do Mestrado de Crítica de Arte e Arquitetura, no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Estudos Sociais. É autor dos livros: “Escola do Porto: Um Mapa Crítico”, Coimbra, e|d|arq, 2002; “Agora que está tudo a mudar - Arquitectura em Portugal”, Caleidoscópio,2005; “A Noite em Arquitectura”, Relógio d´Água, 2007; e “Álvaro Siza. Modern Redux”, Hatje Cantz, 2008 (editor). Foi comissário das exposições de arquitectura: “Europa, arquitectura portuguesa em emissão”, Núcleo de Portugal da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 (co-comissário) e a exposição “Álvaro Siza. Modern Redux”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2008. É colaborador do Público na área de crítica de arquitetura. Tem textos seus publicados em revistas nacionais e internacionais da especialidade.

Obras editadas na IUC:

O Arquitecto Azul