Imprensa da Universidade

José Beato

Mestre em Filosofia e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de  Coimbra.
Trabalhou a problemática do sentimento no contexto da filosofia contemporânea de  índole reflexiva, existencial e fenomenológica, em especial, a questão do seu  alcance  ontológico no pensamento de Gabriel Marcel. Atualmente, como bolseiro da  Fundação para a Ciência e Tecnologia, explora a metafísica e a moral de Vladimir  Jankélévitch no quadro da renovação da “Ética das virtudes” e dos discursos  “pós-metafísicos”.
Publicou “O tempo da esperança em Gabriel Marcel e Vladimir Jankélévitch”. In SILVA, Claudinei A. F. da (ed. lit.) - Encarnação e transcendência: Gabriel Marcel, 40  anos depois. Cascavel: EDUNIOESTE, 2013. ISBN: 978-85-7644-285-1.

Obras editadas na IUC:

Ricoeur em Coimbra: receção filosófica da sua obra