Imprensa da Universidade

José Antunes

Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses científicos incidem sobre a cultura erudita portuguesa, séculos XII a XV, e a tradução e publicação de textos latinos referentes ao primeiro Rei de Portugal. Tem-se dedicado ainda ao projeto de publicação do livro de las Confessiones de Martín Pèrez (edição da versão portuguesa). De entre diversas obras publicadas destacam-se: “Conflitos políticos do Reino de Portugal entre a Reconquista e a Expansão (autor da 1ª parte). Revista de História das Ideias, vol. VII, 1985, p. 25; “Acerca da liberdade da Religião na Idade Média”. Revista de História das Ideias, vol. XI, 1989, p. 63; “O percurso e o pensamento político de Pedro Hispano, Arcebispo eleito de Braga e Papa João XXI in Actas do Congresso Inter. do IX Cent. de Dedicação da Sé de Braga, 1990, p. 125-184; “Portugueses no processo histórico da fundação da Universidade de Salamanca” in Revista da História das Ideias, vol. XII, 1991, p. 19-53; “Dos direitos do Homem aos direitos dos povos (do Portugal Medieval à Época Moderna), Revista de História das Ideias, vol. XIV, 1992; “Um livro sempre aberto sobre Afonso I, rei de Portugal, Revista de História das Ideias, vol. XX, 1999.

Obras editadas na IUC:

Imprensa da Universidade de Coimbra. Uma História Dentro da História