Imprensa da Universidade

José Manuel Azevedo e Silva

É Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretor do Instituto de História e Expansão Ultramarina da FLUC. Foi Membro do Conselho Diretivo e Presidente da Assembleia de Representantes da FLUC. É ainda Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido a sua atividade no domínio da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e da História do Brasil. As suas investigações nesta área conduziram à publicação de vários trabalhos, nomeadamente: "A Madeira e a construção do Mundo Atlântico (Séculos XV-XVII)", Funchal, C.E.H.A., 1995; "Tratado dos Feitos de Vasco da Gama e seus Filhos na India", inédito de Diogo do Couto, Lisboa, Edições Cosmos, 1988 ( de col. com João Marinho dos Santos); "Descrição e História do Reino das Ilhas Canárias" (edição bilingue do manuscrito italiano de Leonardo Torriam), Lisboa, Edições Cosmos, 1999; "Vasco da Gama. A Honra, o Proveito, a Fama e a Glória, Porto, Editora Ausência, 1999 (de col. com João Marinho dos Santos); "A Historiografia dos Descobrimentos, através da correspondência entre alguns dos seus vultos", Coimbra, Imprensa da Universidade, 2004 (de col. com João Marinho dos Santos).