Imprensa da Universidade

José António Bandeirinha

É arquiteto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983). Exerce profissionalmente e é professor associado do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002.
Tomando como referência central a arquitetura e a organização do espaço, tem escrito sobre diversos temas - cidade, teatro, cultura. Em volume, publicou:
Pré-Ocupações, Escola Superior de Belas-Artes do Porto, 1985 [Relatório de Estágio da Prova Final do Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto]; Quinas Vivas. Memória Descritiva de alguns episódios significativos do conflito entre fazer moderno e fazer nacional na Arquitectura Portuguesa dos anos 40, Porto, FAUP publicações, 1996; O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974, Dissertação de Doutoramento na área científica de Arquitetura, especialidade Arquitetura e Construção apresentada à Universidade de Coimbra, 2001, 2 v. [texto policopiado]; Coimbra from the sky Coimbra Vista do Céu, Filipe Jorge (fotografia); J A B (texto), Lisboa, Argumentum, 2004.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8823-292X

Obras editadas na IUC: