Imprensa da Universidade

José Maria Pedrosa D’Abreu Cardoso

Natural de Guimarães, passou por todos os graus de ensino, designadamente pela Escola de Música do Conservatório Nacional, doutorou-se em Musicologia Histórica e aposentou-se recentemente como docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apostando numa cultura musical alargada, é conferencista convidado, em Portugal e no estrangeiro, falando sobretudo da especialidade de música sacra e música histórica portuguesa. Escreveu artigos e capítulos em revistas e livros da especialidade, sendo autor de O Teatro Nacional de S. Carlos - Guia de Visita, 1991, de Fundo Musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1995, Carlos Seixas, de Coimbra (coord), 2004, O Canto da Paixão nos Séculos XVI e XVII: A Singularidade Portuguesa, 2006, e Cerimonial da Capela Real: Um Manual Litúrgico de D. Maria de Portugal (1538-1577) Princesa de Parma, 2007.

Obras editadas na IUC:

História Breve da Música Ocidental