Imprensa da Universidade

José Eduardo Martins

Nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde estudou com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris, com Marguerite Long, Jean Doyen e matérias teóricas com Louis Saguer. Como pianista, Martins realizou ciclos com as integrais de Debussy, J-P. Rameau, Moussorgsky e Francisco de Lacerda. Apresentou igualmente, em primeira audição absoluta, mais de 130 composições contemporâneas de autores de diversos países. José Eduardo Martins tem 22 CDs gravados na Bélgica, Bulgária e Portugal, lançados pela Labor (U.S.A.), PKP (Bélgica), Portugaler (Portugal) e, sobretudo, pelo selo De Rode Pomp, da Bélgica Flamenga, sendo que seis são dedicados à música portuguesa. É autor de diversos livros sobre música. José Eduardo Martins é Doctor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Romênia e Académico Honorário da Academia Brasileira de Música. Recebeu em Bruxelas, do governo brasileiro, a Ordem do Rio Branco e, por concessão de Sua Majestade Alberto II, Rei dos Belgas, a nomeação como Officier dans l’Ordre de la Couronne. Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo.