Imprensa da Universidade

José d' Encarnação

É Professor Catedrático, desde 1991, na Universidade de Coimbra, onde ingressou como docente em 1976. Está aposentado desde Julho de 2007. Membro do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. Escreveu mais de cinco centenas de artigos em revistas da especialidade, tem proferido conferências para os mais diversos públicos, e já participou em mais de duas centenas de reuniões científicas, em Portugal e no estrangeiro, geralmente com comunicação. Especializou-se em Epigrafia, domínio científico em que publicou as seguintes obras: Divindades Indígenas sob o Domínio Romano em Portugal (Subsídios para o seu Estudo), Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa, 1975, que constituiu a sua dissertação de Licenciatura; Inscrições Romanas do Conventus Pacensis – Subsídios para o Estudo da Romanização, 2 volumes, Coimbra, 1984 (a sua tese de Doutoramento); Introdução ao Estudo da Epigrafia Latina, Coimbra, 1979 (1ª edição), 1987 (2ª), 1997 (3ª); Roteiro Epigráfico Romano de Cascais, Cascais, 1994 e 2001 (2ª edição); Estudos sobre Epigrafia, Coimbra, 1998; Epigrafia – As Pedras que Falam, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006 e 2010 (2ª edição). Interessa-se igualmente por História Local e por Património Cultural, disciplina em que também tem exercido docência; nesse âmbito, escreveu Festas de Tradição no Concelho de Cascais (2004), a trilogia Cascais e os Seus Cantinhos (2002), Recantos de Cascais (2007) e Dos Segredos de Cascais (2009), e, de colaboração com Guilherme Cardoso, Património Arqueológico (nº 2 da série Roteiros do Património de Cascais, 2010). Administra as listas da Universidade de Coimbra archport, museum e histport – de informação e debate, na Internet, sobre temas (respetivamente) de Arqueologia, Museologia e Património, e História de Portugal. Nomeado, a 18 de Outubro de 2001, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Poitiers (França); foi agraciado, em Julho de 1994, com a medalha de mérito municipal de Cascais; e recebeu do Rotary Club de Cascais Estoril o diploma de Mérito Profissional Rotário, a 31 de Outubro de 2000.

Página na Internet:

Obras editadas na IUC: