Imprensa da Universidade

José Luís Gomes dos Santos Ribeiro

Atualmente, desempenha os cargos de Professor da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho e Presidente do Conselho Diretivo e de Conselho Pedagógico. Foi Diretor Pedagógico de Escola Profissional, Diretor de Centro de Formação de Associação de Escolas, Orientador de Estágio Pedagógico e Coordenador do Ensino Recorrente. Tem-se dedicado à investigação nas áreas da climatologia, hidrologia e biogeografia, integradas em relações multi e interdisciplinares com incidência espacial. Pretende contribuir com modelos alternativos de gestão e ordenamento do território, sobretudo do litoral e das zonas húmidas costeiras. Publicou: "Uma autonomia participada: da cooperação à complementaridade", Instituto de Inovação Educacional. Lisboa, 1994; "Zonas húmidas costeiras e ordenamento territorial • o caso do estuário do Mondego", Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2001; "Conflicts in the Mondego estuary: sustainability of natural resources and of traditional land use", 6th International Conference LITTORAL 2002. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Eurocoast-Portugal, EUCC, 22-26 de Setembro, 2002 (The Changing Coast, Vol. 3, pp. 111-115); "LITORAL’03" (Coordenador Editorial). Pró-Fauna, AEFF e Viver. Figueira da Foz, 2003; "Factores ambientais e impactes antrópicos condicionantes das actividades tradicionais no estuário do Mondego", I Seminário Internacional sobre o Sal Português, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro, 27-29 de Maio, 2004 (pp. 388-400).