Imprensa da Universidade

José Simões Redinha

É professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, no Departamento de Química da FCTUC. Fez o seu percurso académico na Universidade de Coimbra e doutorou-se em 1958 no Imperial College de Londres, na especialidade de Termodinâmica Química.

Entre 1963 e 1966, contribuiu para o estabelecimento da Química na Universidade de Lourenço Marques, em Moçambique, cujos laboratórios equipou e dirigiu. Nos anos de 1972 a 1974, foi responsável pela introdução e arranque dos cursos de licenciatura em Engenharia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, na qualidade de seu primeiro Diretor, tendo ocupado idêntico lugar na Faculdade de Ciências, que a antecedeu. De 1980 a 1990, desempenhou, diversas vezes, o cargo de Presidente do Departamento de Química e da sua Comissão Científica. Executou ainda funções na EURATOM e na EUROCHEM, tendo sido responsável pela criação e direção de estruturas formais para ligação da Universidade de Coimbra à indústria. Publicou mais de 80 artigos científicos e orientou 25 teses de pós-graduação em Coimbra. É membro da Academia das Ciências desde 1979.

A sua área de investigação científica tem sido direcionada para o estudo das interações moleculares e iónicas, principalmente em soluções aquosas, e os seus efeitos energéticos, quer no domínio experimental, quer na interpretação teórica e físico-química.

Obras editadas na IUC: