Imprensa da Universidade

Junia Ferreira Furtado

Júnia Ferreira Furtado é mineira, de Belo Horizonte. Graduou-se em História na UFMG onde é hoje professora. Realizou mestrado e doutorado em História Social na USP e foi Professora Visitante na Universidade de Princeton no primeiro semestre de 2001. Tem vários artigos e livros publicados sobre a história colonial de Minas Gerais, entre eles "Chica da Silva e o contrador dos diamantes: o outro lado do mito" (Companhia das Letras); "Homens de Negócio: a interiorização da metrópole e do comércio nas Minas setecentistas" (Hucitec) e "Diálogos Oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português" (Ed. UFMG). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a colaboração entre o diplomata português, dom Luis daCunha, e o cartógrafo francês, d'Anville, para a construção de um mapa da América da Sul em 1748.

Obras editadas na IUC:

O Livro da Capa Verde: o regimento diamantino de 1771 e a vida no distrito diamantino no período da Real Extração