Imprensa da Universidade

Leontina Ventura

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do Instituto de História Económica e Social. Doutorou-se em 1993 com uma tese intitulada A Nobreza de Corte de Afonso III. Desde então a sua atividade de investigação tem-se concentrado no estudo da nobreza e das aristocracias locais. Entre os trabalhos publicados, contam-se vários estudos sobre famílias da nobreza ou das aristocracias locais, nomeadamente sobre os Aboim/Portel, os Briteiros (co-autoria), os Portocarreiros e os Rabaldes. Colaborou na Nova História de Portugal (dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques), vol. 3, Lisboa, 1996; em As comunicações na Idade Média, coord. de Maria Helena da Cruz Coelho, Lisboa, 2002; no Inventário do Museu Nacional de Machado de Castro. Colecção de ourivesaria medieval, séculos XII-XV, Lisboa, 2003. O seu último trabalho é a biografia de D. Afonso III, recentemente publicada pelo Círculo de Leitores (2006). Tem-se dedicado também à história da Coimbra medieval e à publicação de fontes, merecendo destaque o Livro Preto da Sé de Coimbra (1978-1980) e o Livro Santo de Santa Cruz (1990).

Obras editadas na IUC:

Chancelaria de D. Afonso III - Livro I

Chancelaria de D. Afonso III - Livro II e III

Diplomatário da Sé de Viseu (1078-1278)