Imprensa da Universidade

Luciano Utteich

Nasceu em Tapera, no Rio Grande do Sul. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em Toledo (PR), onde tem lecionado cursos de História da Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento, Metafísica e Estética. Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre), com período de pesquisa na Eberhard Karls Universität Tübingen (2006), com a tese intitulada A Exigência da Fundamentação do Sistema da Filosofia transcendental sob o Princípio Absoluto do ‘Ich bin’ em Johann Gottlieb Fichte. Realizou pós-doc. na Universität Duisburg-Essen (2013-14), cujo resultado foi a tradução do livro A crítica de Hegel a Fichte e a Doutrina da Ciência de 1804 (Hegels Fichtekritik und die Wissenschaftslehre von 1804), de Ludwig Siep. Colaborou com uma série de artigos em revistas especializadas e ministrou conferências em congressos filosóficos no Brasil, em Portugal e Espanha.