VERSÃO BETA

Ludwig Scheidl

Doutorado em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (1977), Professor Catedrático (aposentado em 2007) da Faculdade de Letras da mesma Universidade, tem lecionado e investigado no âmbito da Literatura e da Cultura alemãs. Os períodos dos seus estudos abrangem o Modernismo fin-de-siècle, o Expressionismo, os autores de expressão alemã dos anos 20, do exílio e de pós-1945. É um estudioso do Teatro do século XX e como diretor da Colecção Teatro Austríaco do séc.XX tem traduzido numerosas peças para português. No âmbito da Literatura Comparada tem estudado com alguma exclusividade o tema Fausto na Literatura alemã (Goethe) e portuguesa (Fernando Pessoa). Entre as suas últimas publicações contam-se Estudos de Literatura de Expressão Alemã e Portuguesa, Faculdade de Letras - Colecção Estudos 45, Coimbra 2004 e tradução de H.v. Hofmannsthal, O Indeciso-Comédia em três Actos. Coimbra Minerva, 2006.

Obras editadas na IUC:

Estudos de Literatura Alemã e Portuguesa