Imprensa da Universidade

Luís Quintais

Luís Quintais nasceu em 1968. É antropólogo e professor auxiliar junto do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Como investigador está associado ao Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). Desenvolveu trabalho de investigação sobre antropologia, história e filosofia da psiquiatria. Trabalha actualmente sobre ciências cognitivas e suas implicações para as ciências sociais e humanas, sobre acidentes e sobre culturas visuais. Tem vindo ainda a desenvolver trabalho ensaístico sobre as relações entre arte e ciência, com especial referência para a designada bioarte, e sobre as relações entre literatura e antropologia. Na Universidade de Coimbra, lecciona cadeiras sobre história e teoria da antropologia social e cultural, culturas visuais, literatura e antropologia, antropologia médica e antropologia cognitiva. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas portuguesas e estrangeiras. Destaque também para o livro Franz Piechowski ou a analítica do arquivo: ensaio sobre o visível e o invisível na psiquiatria forense portuguesa (Lisboa, Livros Cotovia, 2006).

Obras editadas na IUC:

Mestres da verdade invisível no arquivo de psiquiatria forense portuguesa