Imprensa da Universidade

Luísa Carvalho

É natural de Bragança, onde exerce, há mais de duas décadas, a função de professora de Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Literaturas e Culturas de Expressão portuguesa, Cultura e Discurso… na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Licenciada em Filologia Românica, curso que iniciou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que concluiu na Universidade de Coimbra, foi professora nesta cidade durante doze anos, na Escola Secundária José Falcão. Foi nessa circunstância que frequentou o curso de mestrado em Literatura Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que concluiu com a tese A Máquina e a Literatura. As metáforas da máquina em Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, sob a orientação do Doutor Vítor Aguiar e Silva que orientaria, já na Universidade do Minho, o seu trabalho de investigação para doutoramento, defendido em 2002, nesta instituição.
Foi a partir da sua tese de doutoramento, intitulada Literatura Portuguesa. A Fundação de uma disciplina, que o presente trabalho se organizou, desta feita com o título O Ensino do Português. Como tudo começou.