a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Luís Reis Torgal

Dedica-se à História Contemporânea, sobretudo ao Estado Novo de Salazar, sobre o que escreveu o livro A Universidade e o Estado Novo (1999). Membro do Senado da Universidade de Coimbra durante mais de 10 anos e candidato a Reitor nas eleições de 1998, tem investigado e feito algumas intervenções sobre a Universidade e o ensino em geral, em conferências, comunicações em colóquios, revistas e jornais. Pertence também ao conselho Científico de várias publicações, entre elas da Revista de Historia de las Universidades, da Universidad Carlos III (Madrid ). Publicou, em Portugal e no estrangeiro, vários textos sobre o ensino, em especial sobre o ensino superior, e a Universidade em particular, sendo, por exemplo, co-autor do livro quadrilingue de divulgação intitulado Universidade de Coimbra, autor do capítulo “Edad Contemporánea: hacia la(s) universidade(s) del siglo XXI”, publicado na Historia de la Universidad de Salamanca (2006), de ensaios para debate como

A Universidade e as «condições» da Imaginação (Cadernos do CEIS20, 2008), do capítulo “University, Society and Politics”, da obra coordenada por Guy Neave e Alberto Amaral Higher Education in Portugal. 1974-2009.

A nation, a generation, publicada (CIPES, 2009), e com Angelo Brigato Ésther, Que Universidade? (2014). Elaborou 1986, a pedido do reitor Rui Alarcão, um estudo sobre a reorganização da Imprensa da Universidade, que foi recriada em 1998, pelo reitor Fernando Rebelo.

Obras editadas na IUC:

Comunidades Imaginadas - Nações  e Nacionalismos em África

Estados Autoritários e Totalitários e Suas Representações

Estados Novos, Estado Novo - Vol I e II (2.ª edição)

Estudos do século XX n.º 11: fazer história contemporânea

Feriados em Portugal. Tempos de Memória e de Sociedade (2.ª edição)

Marcello Caetano, Marcelismo e "Estado Social": uma interpretação

Que Universidade? Interrogações Sobre os Caminhos da Universidade em Portugal e no Brasil

A Imprensa da Universidade e a Consciência Crítica

A Universidade de Coimbra (Quadrilingue) 2.ª edição