Imprensa da Universidade

Manuel Viegas Abreu

Agregado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi, entre outros cargos, Vice-Presidente e Presidente da Association de Psychologie Scientifique de Langue Française e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia. Os seus interesses científicos incidem sobre: História e Epistemologia da Psicologia; teorias da motivação e da aprendizagem; teorias da personalidade; orientação escolar e profissional; reabilitação psicossocial e desenvolvimento comunitário. Publicou, entre outros: "Cinco Ensaios sobre Motivação", Coimbra, Livraria Almedina, 2002 (2ª ed.); "Tarefa Fechada e Tarefa Aberta. Motivação, Aprendizagem e Acção", Coimbra , Imprensa da Universidade, 1999; "Pais, Psicólogos e Professores. Contributos para o desenvolvimento de uma prática relacional nas escolas", Coimbra, Coimbra Editora, 1996; "Mário de Sá-Carneiro na Universidade de Coimbra", Porto, Fundação Engº António de Almeida,1990; "O Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Coimbra: O primeiro Laboratório de Psicologia em Portugal (1912)", Coimbra, Instituto de Psicologia Cognitiva, 1999 ( de colaboração com Armando Mónica de Oliveira).

Obras editadas na IUC:

Tarefa Fechada e Tarefa Aberta. Motivação, Aprendizagem e Acção