Imprensa da Universidade

Manuel Correia

É mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE. É colaborador do CEIS 20 – Centro de Estudos Disciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra), instituição que acolheu o seu projeto de doutoramento no âmbito da linha de investigação “História e Sociologia da Ciência” dirigida por João Rui Pita e Ana Leonor Pereira.
No âmbito da investigação de doutoramento, com o projeto intitulado «Egas Moniz: representação, saber e poder.» (FLUC), assinou numerosos artigos e comunicações, de onde se destacam: “O político na sombra do cientista (1) – Considerações acerca da importância e do alcance de dois enigmas monizianos – o «periférico» e o «político»” in VÉRTICE nº 119, (pp. 57-74.), Lisboa, Setembro-Outubro, 2004.“O político na sombra do cientista (2) – Liberal ou conservador?, investigador científico e místico da objectividade” in VÉRTICE nº 123, (pp. 20 - 38), Lisboa, Julho - Agosto, 2005. “Egas Moniz. Imagens e representações” in Estudos do Século XX, nº 5, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Coimbra, 2005. “O carácter histórico-social da violência: o exemplo da psicocirurgia” in Revista de História das Ideias. (2006) (No prelo) “Egas Moniz e a leucotomia pré-frontal. Ao largo da polémica”, Análise Social, ICS, Lisboa. (2006).

Obras editadas na IUC:

Egas Moniz no seu labirinto