Imprensa da Universidade

Manuel Alberto Carvalho Prata

Professor Coordenador, de Nomeação Definitiva, na ESE do Instituto Politécnico da Guarda é, também, Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX (Ceis-20), da Universidade de Coimbra e Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Embora a sua principal área científica de investigação seja a de História da Educação, revela igualmente interesse por temáticas sobre a História de Portugal, nomeadamente dos séculos XIX e XX, no âmbito de uma História das Ideias e da Cultura. De entre vários livros publicados, destacam-se: "A Universidade e a sociedade portuguesa na 2ª metade do século XVIII, O Marquês do Pombal e a Universidade", coord. de Ana Cristina Araújo, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2000; "As relações professor- aluno na Universidade de Coimbra ( 1880-1910): Uma viagem através da literatura memorialista estudantil", Actas do II Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, vol. II, S. Paulo, 2000; "Liberalismo e Educação. O ideal educativo de D. António da Costa", Actas do 1º Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação, vol.1.º, Porto, 1998; "Academia e Republicanismo. O Centro Republicano Académico de Coimbra (1906-1926). Aguns tópicos para o seu estudo", Ensaios em homenagem a Joaquim Ferreira Gomes, Coimbra, Gráfica de Coimbra, 1998; "A praxe na Academis de Coimbra. Das práticas às representações", Revista de História das Ideias, vol. 15, Universidade de Coimbra, 1993.

Obras editadas na IUC:

Academia de Coimbra (1880-1920): Contributo para a sua História