VERSÃO BETA

Marco Daniel Duarte

Prepara doutoramento em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou. As áreas da sua especialidade são a Arte Sacra e, sobremodo, as áreas da Iconografia e da Iconologia. Pertence à Academia Portuguesa da História como Académico Correspondente e à Associação Portuguesa de Historiadores da Arte. Entre os prémios com que já viu a sua obra distinguida destaca-se, no âmbito da análise da talha de órgãos de tubos, o Prémio de Artes Decorativas – Dr. Vasco Valente, atribuído, em 1999, pelo Círculo Dr. José de Figueiredo, do Porto, ao trabalho Órgão de Tubos: Corpo, Alma e Divindade. É autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Ícone do Poder. Ensaio Iconológico da Imagética do Estado Novo (Coimbra, 2003); O Vitral da Ressurreição da Igreja Paroquial de São José de Coimbra. Exegese Iconográfica da Última Obra de Augusto Nunes Pereira (Coimbra, 2004); Cunhar e Tecer as Cortes de Leiria de 1254. Estudo iconográfico da medalha e da tapeçaria de Joaquim Correia para a Assembleia da República (Lisboa, 2006); Arte Sacra em Fátima. Uma Peregrinação Estética (Fátima, 2006).

Obras editadas na IUC:

The Baroque Organ of The Coimbra University Chapel