Imprensa da Universidade

Maria da Conceição Camps

Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação intitulada Do Visível ao (In-)visível: A teoria da visão no Comentário aos três livros da Alma do Curso Conimbricense (1598); Mestre em Filosofia Medieval pela mesma Universidade; Licenciada em Humanidades peta Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica portuguesa; e Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. É membro integrado da Unidade de Investigação LIF, Linguagem, lnterpretação e Filosofia, da Universidade de Coimbra, onde tem desenvolvido investigação sobre os Conimbricenses, os autores escolásticos do século XVI, e o espólio manuscrito dos séculos XVI e XVII da BGUC. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Filosofia Medieval (SPFM), e membro da Societé Internationale pour I'Étude de la Philosophie Médievale (SIEPM). Desenvolveu um projeto científico de tradução do Comentário ao ‘De Anima’ do Curso Jesuíta Conimbricense na Unidade de Investigação-LIF, que culminou com a tradução integral do mesmo texto e respetiva publicação (2010). Participou como tradutora no projeto de investigação Corpus Lusitanorum de Pace do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Integrou o projeto "Animal Rationale Mortale’: A natureza do homem e das paixões da alma nos Comentários ao De anima produzidos nas Universidades portuguesas no final do séc. XVI”, no âmbito do Projeto ‘Imago Mundi, Escolástica Ibérica’ da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também orientou oficinas de tradução de textos latinos do século XVI.
Integra o Conselho de Redacção da "Revista Espanhola de Filosofia Medieval".

Obras editadas na IUC:

Cor, natureza e conhecimento no curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense (1592-1606)