Imprensa da Universidade

Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho

Professora Catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos Literários, Línguas e Literaturas Clássicas e sua Receção. Neste âmbito publicou vários trabalhos, dos quais se destacam: «Coimbra na obra de Vergílio Ferreira», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 41 (2004) 63-70; "Mito, narrativa e memória" in Que fazer com este património? Em memória de Victor Jabouille. Lisboa, 2004; Introd. e tradução de "Rei Édipo, Traquínias, Electra, Édipo em Colono" in: M. H. Rocha Pereira, J. R. Ferreira, M. C. Fialho, Sófocles. Tragédias, introd. trad., Coimbra Capital da Cultura, 2003; "Sob o olhar de Medeia de Fiama Hasse Pais Brandão" in Medea: versiones de um mito desde Grecia hasta hoy. Granada, 2003:1. P. 1125-1135; "Cidadania e celebração na Grécia Antiga" in Europa em mutação. Cidadania. Identidades. Diversidade cultural, coord. M. M. Tavares Ribeiro. Coimbra, 2003, P. 13-30; "Sófocles, Rei Édipo", introd. trad., Madrid-Conímbriga, 2003.

Obras editadas na IUC:

O Retrato e a Biografia como Estratégia de Teorização Política

Nomos: Direito e Sociedade na Antiguidade Clássica

Philosophy in Society Virtues and Values in Plutarch

Norma & Transgressão I

Génese e Consolidação da Ideia de Europa. De Homero ao fim da Época Clássica. Vol I

Norma & Transgressão II

Vidas paralelas: Alcibíades e Coriolano

Romanística - Um

A Linguagem na Polis

Cosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo

O livro do tempo: Escritas e reescritas Teatro Greco-Latino e sua recepção I