Imprensa da Universidade

Maria Raquel Freire

Investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora associada com agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecciona na Licenciatura e Mestrado em Relações Internacionais e no programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos.
É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido, mestre em Relações Internacionais pela mesma universidade e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram‑se nos estudos para a paz, teorias de Relações Internacionais, política externa, Rússia e espaço pós‑soviético.
Tem publicados nestas áreas vários livros, capítulos de livros e artigos científicos. Publicações recentes incluem Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense co‑coordenadora com M.G.Galantino, Palgrave Macmillan, 2015; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português co‑coordenadora com A. Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015; e coordenadora de Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: As missões da ONU em Timor‑Leste e a contribuição de Portugal, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Obras editadas na IUC:

Política Externa. As Relações Internacionais em Mudança

A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado

Consolidação da Paz e a Sua Sustentabilidade. As Missões da ONU em Timor-Leste e a Contribuição de Portugal

Política externa: as relações internacionais em mudanças (2.ª edição)