Imprensa da Universidade

Maria Rita Lino Garnel

É doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É membro do Instituto de Sociologia Histórica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e consultora do projeto “Inquérito Nacional sobre a Violência de Género”. Áreas de interesse científico: História da Violência, História das Mulheres, História das Elites Médicas, História da Saúde Pública em Portugal. De entre diversas publicações destacam-se: A República de Sebastião de Magalhães Lima, Lisboa, Livros Horizonte, 2004; «A Vítima e o direito penal português. Século XIX», Lei e Ordem. Justiça penal, criminalidade e polícia. Séculos XIX-XX, Lisboa, Livros Horizonte, 2005, pp. 45-63; «A Loucura da prostituição», Thémis, nº 5, 2002, pp. 139-158; «Mulheres e violência: das imagens e das realidades na Lisboa de 1912», Faces de Eva, nº 10, 2003, pp. 73-95; «O Poder intelectual dos médicos», Revista de História das Ideias, nº 24, 2003, pp. 213-253; «A Loucura feminina nos inícios do século XX: dois estudos de caso», Conceito. Revista de Filosofia e Ciências do Homem, nº 1, Loucura e Desrazão, 2005, pp. 125-140. É bolseira de Pós-Doutoramento com um projeto sobre «Médicos e Políticas de Saúde no Parlamento da I República».

Obras editadas na IUC:

Vítimas e Violências na I República