Imprensa da Universidade

Maria Antónia Lopes

Maria Antónia Lopes é Doutora e Agregada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Professora da Faculdade de Letras da mesma Universidade, Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e Colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP). A sua área de investigação é a história social de Portugal nos séculos XVIII a XX. Entre as suas publicações, destacam-se os livros Mulheres, espaço e sociabilidade. A transformação dos papéis femininos em Portugal à luz de fontes literárias (2ª metade do século XVIII); Pobreza, assistência e controlo social em Coimbra, 1750-1850; História Breve das Misericórdias Portuguesas, 1498-2000 (co-autoria com Isabel G. Sá); António Ferrer Correia 1912-2003. Uma fotobiografia (co-autoria com Maria João Padez de Castro); Protecção Social em Portugal na Idade Moderna; Rainhas que o Povo Amou: Estefânia de Hohenzollern e Maria Pia de Saboia.

Obras editadas na IUC:

História Breve das Misericórdias Portuguesas

António Ferrer Correia. Uma Fotobiografia

Protecção Social em Portugal na Idade Média

Portugal e o Piemonte: a casa real portuguesa e os Sabóias. Nove séculos de relações dinásticas e destinos políticos (XII.XX) (1.ª edição)

Portugal e o Piemonte: a casa real portuguesa e os Sabóias. Nove séculos de relações dinásticas e destinos políticos (XII.XX) (2.ª edição)