Imprensa da Universidade

Maria Helena da Rocha Pereira

É Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são: Estudos Literários-Línguas e Literaturas Clássicas; Cultura e Literatura Gregas. Destacam-se entre outras publicações: «A situação do tradutor literário», Jornal de Letras, Artes e Ideias. 31 (VIII a 13.1X.82); Romana. Antologia da Cultura Latina (organização e trad. do latim), 3ª ed., Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos, 1994; «A apreciação dos trágicos gregos pelos poetas e teorizadores portugueses do século XVIII», Memórias da Academia das Ciências de Lisboa. Classe de Letras. Lisboa. 24 (Dezembro de 1985) 21-41; «Sonetos do Obscuro Quê?», Jornal de Letras, Artes e Ideias. 600 (4-10.1.1994) 14-16; «A situação do tradutor literário», Diário de Notícias. Lisboa. (29.1V.82); Portugal e a herança clássica e outros, Porto, 2003.

Obras editadas na IUC:

Génese e Consolidação da Ideia de Europa. De Homero ao Fim da Época Clássica. Vol I

Obras de Maria Helena da Rocha Pereira: estudos sobre a Grécia Antiga: dissertações

Obras de Maria Helena da Rocha Pereira: Vol. VI - Latim Medieval

Estudos sobre a Grécia Antiga. Vol. II das Obras da Prof. Doutora Maria Helena da Rocha Pereira

Horácio e sua Perenidade

Génese e Consolidação da Ideia de Europa. De Homero ao fim da época clássica. Vol. I.

Orações de Sapiência 1548 ● 1555

Obras de Maria Helena da Rocha Pereira: vol. IV - Arte Antiga