Imprensa da Universidade

Maria José Azevedo Santos

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra é ainda Investigadora e Diretora da Linha de Estudo e Publicação de Fontes, do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Foi também Presidente do Secretariado do Curso de Especialização em Ciências Documentais. É Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, Sócia Fundadora da Sociedade de Estudos Medievais e membro eleito do Comité International de Paléographie Latine.
Tem dedicado boa parte da sua investigação e magistério à Paleografia, Diplomática e Codicologia medievais latinas e portuguesas. É autora de muitos livros e artigos dos quais se destacam: "Estudos da Diplomática Portuguesa", Colibri, Faculdade de Letras de Coimbra, 2001 (em co-autoria) pp.75-91; 167-190; 233-256; "As comunicações na Idade Média", coordenação de Maria Helena da Cruz Coelho, ed. Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, 2002. Capítulo IV: A génese e a expedição de cartas – “Na volta do correio. A correspondência de D. Pedro, duque de Coimbra (1429-1448)”, FPC, Lisboa, 2002, pp. 191-218; "Jantar e cear na corte de D. João III", eds. Centro de História da Sociedade e da Cultura e Câmara Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, Coimbra, 2002, 156 págs; "Homenagem da Misericórdia de Coimbra a Armando Carneiro da Silva", Coordenação científica, ed. Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e Palimage Editores, Coimbra/Viseu, 2003, 230 págs; "Assina quem sabe e lê quem pode." Leitura, transcrição e estudo de um rol de moradias da Casa de D. Catarina de Áustria (1526). Prefácio de Carlos Sáez, ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004, 139 págs.

Obras editadas na IUC:

Assina Quem Sabe e Lê Quem Pode