Imprensa da Universidade

Maria Luísa de Castro Soares

É doutora em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde tem lecionado Literatura Portuguesa do Renascimento e do Maneirismo. É Formadora certificada nas áreas de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura, desde 2001. É membro do Centro de Investigação CEL (Centro de Estudos de Letras), onde possui uma linha de investigação, de que resulta a publicação de Tendências da Literatura, que vai no seu segundo volume. Livros e opúsculos: Vitorino Nemésio e a cultura francesa no Segundo Modernismo Português, Lisboa, Universidade Nova, 1992.  Cesário Verde e a arte de fazer “um novo corpo orgânico aos bocados”, Colecção Ensaio, n.º 14, Vila Real, UTAD, 1999; Cesário Verde e a “busca de quem somos na distância de nós”, Colecção Ensaio, n.º 15, Vila Real, UTAD, 1999; Camões e Pascoaes. Dimensão profética e idealismo humano de dois Poetas da Espiritualidade Portuguesa, Vila Real, UTAD, 1999. Considerações gerais sobre a Literatura Tradicional de Transmissão Oral: uma proposta de análise à versão portuguesa de «A Gata Borralheira», Série Didáctica, Vila Real, UTAD, 2003; Tendências da Literatura. Do Classicismo ao Maneirismo e ao Barroco e a sua projecção na Actualidade -1. (Coord.). Centro de Estudos de Letras da UTAD, Publicações Pena Perfeita, 2006; Nas encruzilhadas do século XX: António Sardinha e Teixeira de Pascoaes, Vila Real, UTAD, 2007; Tendências da Literatura. Do Classicismo ao Maneirismo e ao Barroco e a sua projecção na Actualidade -2. (Coord.). Centro de Estudos de Letras da UTAD, (CEL), 2007; Mário Mota. A obra e o homem Vol. I, Humanidade. Centro de Estudos de Letras da UTAD, 2007; Do Renascimento à sua questionação: a poesia de Sá de Miranda, Camões e Frei Agostinho da Cruz. Vila Real, UTAD, 2007.

Obras editadas na IUC:

Profetismo e Espiritualismo de Camões a Pascoaes