Imprensa da Universidade

E. M de Melo e Castro

Nasceu a 19 de abril de 1932, na Covilhã. Formado em Engenharia Têxtil pela Universidade de Bradford em Inglaterra, e doutorado em Letras, em 1998, pela Universidade de São Paulo, desempenhou, no ano de 1956, funções de técnico e professor de Design Têxtil no Instituto Superior de Arte, Design e Marketing. No início da sua carreira poética, colaborou regularmente em periódicos como Cadernos do Meio-Dia e organizou, em colaboração com Maria Alberta Menéres, o livro Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa. Em 1966, organizou o segundo caderno antológico de Poesia Experimental, que acolheu textos teóricos e de criação literária que visavam a valorização das potencialidades visuais e fónicas do significante linguístico. É autor de um manifesto de poesia experimental, Proposição 2.01 - Poesia Experimental, assim como de várias obras no domínio do Design e da Engenharia Têxtil.

Obras editadas na IUC:

O Paganismo em Fernando Pessoa e sua projeção no mundo contemporâneo