Imprensa da Universidade

Michael Faraday

Michael Faraday (1791-1867) é um dos cientistas mais respeitados de todos os tempos. Embora seja mais conhecido pelos seus trabalhos na área da Física, os seus trabalhos na área da Química são também notáveis, nomeadamente a descoberta do benzeno e o desenvolvimento da eletroquímica.
De origens modestas, Faraday começou como aprendiz de encadernador o que lhe permitiu estudar muitas obras a que de outra forma não teria acesso. As suas qualidades ímpares foram descobertas por Humphry Davy, após ter recebido do jovem Faraday notas detalhadas das lições que havia proferido na Royal Institution, às quais Faraday havia assistido. Tendo iniciado a sua carreira científica como assistente de Davy foi diretor da Royal Institution e fellow da Royal Society.
Faraday foi também um grande divulgador de ciência, em especial junto dos jovens. Este livro, que continua a ser citado 150 anos depois da sua edição original, é um testemunho de um tempo em que a divulgação da ciência era avidamente procurada por jovens e adultos e um exemplo clássico e sempre atual de excelência pedagógica.

Obras editadas na IUC:

A História Química de Uma Vela