Imprensa da Universidade

Miguel Bandeira

É atualmente Vereador dos pelouros do Urbanismo, Planeamento e Reabilitação Urbana, e da ligação da Cidade às Universidades, da Câmara Municipal de Braga. Foi Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e é Professor Associado do Departamento de Geografia; Lecciona(ou) nos cursos de Geografia e Planeamento, de Arquitetura (Guimarães), e Sociologia, História e Comunicação Social (Braga). Orienta diversos projetos de pós-graduação, Doutoramento (Geografia, Sociologia e História) e de Mestrado (Geografia, Arquitetura e Património e Turismo), na UM. No domínio da atividade científica é investigador integrado no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) (Univ’s de Coimbra, Porto e Minho). Exerceu no passado recente o cargo de Secretário-Geral da Fundação Centro de Estudos Euroregionais Galiza - Norte de Portugal (CEER) e de membro da Direção Executiva da Comissão Nacional de Geografia. Interessa-se pelas áreas da Geografia Urbana e Urbanismo; da Geografia Cultural/Histórica; Património Cultural e Natural; Planeamento e Ordenamento do Território; e História de Portugal Moderna e Contemporânea, em cujos domínio é autor de diversas publicações, tendo participado em projetos interdisciplinares de investigação e proferido, por convite, inúmeras conferências. Desenvolve igualmente intensa atividade no plano associativo e cívico, designadamente, na defesa, estudo e divulgação do património cultural e natural (ASPA); integra ainda o Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho.