Imprensa da Universidade

Norberto Pinto dos Santos

É geógrafo e doutor em Geografia Humana. Professor Associado com Agregação no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, ao longo dos anos de carreira universitária tem desenvolvido trabalhos na área da Geografia Social e Económica, do Lazer, do Turismo e do Ordenamento do Território.

Integrou diversos projetos de investigação de que se salientam Dinamismos sócio-económicos e (re)organização territorial: processos de urbanização e reestruturação produtiva, Dinâmicas dos Espaços produtivos e reprodutivos locais: A mobilidade dos investimentos e desenvolvimento das cidades médias, Organização e revitalização dos territórios rurais, Portugal e as Contradições da Modernidade – Território, desenvolvimento e marginalidade.

Publicou dois livros: Lazer. Da libertação do tempo à conquista das práticas. Imprensa da Universidade, CEG, Coimbra (2008) (em colaboração) e A sociedade de consumo e os espaços vividos pelas famílias, Edições Colibri, Lisboa (2001).

É Membro da Direção da Associação Portuguesa de Geógrafos, desde 2008; Diretor do curso em Turismo, Lazer e Património, desde 2009. Foi Presidente da Comissão Científica do Instituto de Estudos Geográficos, Coordenador do Centro de estudos Geográficos, Presidente da Comissão de Supervisão do Ramo de Formação Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Diretor do Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Coimbra, Membro da Assembleia da Universidade de Coimbra, Vogal do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras de Coimbra.

Obras editadas na IUC:

Lazer. Da Libertação do Tempo à Conquista das Práticas

Trunfos de uma Geografia Activa

Regional and local responses in Portugal: in the context of marginalization and globalization

Turismo e cultura: destinos e competitividade

Cadernos de Geografia nº 34