Imprensa da Universidade

Paula Barata Dias

Exerce a função de Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos Literários-Literatura Latina Medieval, Cristianismo, Regulae, Antiguidade Tardia e Monaquismo. Neste âmbito publicou vários trabalhos, entre os quais: «De lucifugis daemonibus, de spinis pedibus euellentibus, de abstractis ungulis. Alguns detalhes da receção da Regra de Pacómio nos textos frutuosianos», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 42 (2004) 147-159; «A influência do cristianismo no conceito de casamento e de vida privada na Antiguidade Tardia», Ágora Estudos Clássicos em debate. Aveiro. 6 (2004) 99-134; «De Grauioribus culpis: insectatores paruulorm uel adulescentium. Acerca de um excerto do cap. 16 da Regra de S. Frutuoso», Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra. 40 (Dezembro de 2003) 95-111; "Som e Imagem no Ensino das Línguas Clássicas" Paula Cristina Barata Dias & José Ribeiro Ferreira (eds.), Actas, Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos, 2003; "Plutarco e os autores cristãos da Antiguidade tardo medieval - limites e possibilidades de uma recepção" in Os fragmentos de Plutarco e a recepção da sua obra (J. R. Ferreira, D. F. Leão (eds.). Coimbra: IEC, CECH, APEC, SoPlutarco, 2003. P. 157-178.

Obras editadas na IUC:

Fluir Perene: A Cultura Clássica em Escritores Portugueses Contemporâneos