Imprensa da Universidade

Pedro Araújo

É Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Laboratório Associado, é membro do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades e do Observatório do Risco. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com o desemprego e as experiências do desemprego e, mais recentemente, com os desastres, o Estado, e a cidadania. Das suas publicações destacam-se o livro “A Tirania do Presente. Do trabalho para a vida às incertezas do desemprego” (Quarteto, 2008); a coorganização, com Ana Raquel Matos e Susana Costa, do livro “Vítimas, Estado e Cidadania. Responsabilidades Cruzadas” (Edições Húmus, 2012); e a coorganização, com José Manuel Mendes, do livro “Os Lugares (Im)Possíveis da Cidadania. Estado e Risco num Mundo Globalizado” (Almedina-CES, 2012).

Obras publicadas pela IUC:

Compaixão, expiação e indiferença do Estado: notas sobre a tragédia de Entre-os-Rios