Imprensa da Universidade

Pedro Manuel Saraiva

Licenciou-se e obteve a agregação em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, tendo obtido o seu doutoramento no MIT.

Docente desde 1984 na Universidade de Coimbra, onde é Professor Catedrático, foi Presidente do Conselho Pedagógico, Pró-Reitor e Vice-Reitor.

Desempenha as funções de Deputado, sendo Vice-Coordenador na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, além de integrar a Comissão de Educação e Ciência, bem como o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Regional.

Foi consultor da Presidência da República para o Ensino Superior (2006-2009) e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (2004-2005).

Fundador da QUAL – Formação e Serviços em Gestão da Qualidade, Lda., e do Observatório Nacional de Recursos Humanos. Administrador da SPI-Sociedade Portuguesa de Inovação, SA e do BIOCANT (2005-2009). Fundador da Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas e Microalgas, da SPI Ventures-Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios, SA e da Creative Wings-SGPS de Business Angels. Fundador da Associação Juvenil de Ciência e da PRODEQ-Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Química.

Foi um dos participantes selecionados, em 1993, para a imersão da sétima edição do programa JEEP-Jovens Empresários de Elevado Potencial.
Autor de diversas obras, incluindo, além do presente, os livros “Testemunhos da Qualidade em Portugal”, “Inovação e Qualidade”, “Instituições de Ensino e Sociedade do Conhecimento”, e “O Futuro da Qualidade em Portugal”.
Foi distinguido com vários reconhecimentos, incluindo o Prémio Feigenbaum da ASQ, e a aceitação, enquanto Associate Member, na International Academy for Quality.

Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor (2.ª edição)

Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor (3.ª edição)