Imprensa da Universidade

Raquel Vilaça

Licenciou-se em História (pré-especialização em Arqueologia) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem feito toda a sua carreira académica em regime de exclusividade. É professora associada com o título de agregada do Departamento de História, Arqueologia e Artes da FLUC.

Exerce funções docentes no âmbito dos cursos de História e Arqueologia (1.º ciclo) e de Arqueologia e Território (2.º ciclo), lecionando (ou tendo lecionado) diversas cadeiras, nomeadamente Arqueologia Pré-Histórica Peninsular, Arqueologia Proto-Histórica Peninsular, Métodos e Técnicas de Escavação, Análise de Materiais Pré e Proto-históricos, Génese e Consolidação do Mundo Celta, Arqueologia de Laboratório, Expressões Rituais e Simbólicas na Pré e Proto-história, Seminário de Licenciatura, O Mundo Pré-romano de Portugal, O Povoamento Pré e Proto-histórico das Beiras, Espaços e Sociedades.

É coordenadora do curso de Doutoramento (3.º ciclo) em Arqueologia da FLUC.

É investigadora do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.

Tem como áreas de interesse principal as problemáticas da Idade do Bronze e da Idade do Ferro no contexto peninsular, nas suas múltiplas dimensões. Interessa-se ainda pela Arqueologia do Povoamento, Arqueologia dos Lugares Naturais, Expressões Rituais e Culturais e Metalurgia Arcaica.

É autora de mais de 100 trabalhos, entre livros e artigos.

Foi galardoada com o “Prémio Gulbenkian de Arqueologia" (1997).

Obras editadas na IUC:

Mar Greco-Latino