Imprensa da Universidade

Armando Nascimento Rosa

Armando Nascimento Rosa (Évora, 1966) é um dos dramaturgos portugueses vivos mais representados, desde a sua estreia cénica em 2000, no Centro Cultural de Belém, com Lianor no país sem pilhas, peça distinguida com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte. É autor de mais de vinte obras dramáticas, incluindo dois libretos de ópera, com música de Hugo Ribeiro, vencedoras do concurso Ópera em Criação (Teatro São Luiz, 2008 e 2010). Recebeu em 2008 o Prémio Albufeira de Literatura, com Visita na prisão ou O último sermão de António Vieira, e, em 2011, o Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno, com Em viagem para Belle Reve. Tem peças traduzidas em inglês, espanhol, francês e sérvio, várias delas já publicadas em livro e com encenações e/ou leituras encenadas em Londres, Madrid, Nova Iorque, Zurique, São Paulo, Nova Orleães e Ítaca (EUA). Doutorado em Literatura Portuguesa Dramática do séc. XX, é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1998.

Obras editadas na IUC:

Três Peças Mitocríticas. Um Édipo - o drama ocultado. Mitodrama fantasmático em um acto. Vol. I

Três Peças Mitocríticas. O Eunuco de Inês de Castro. Teatro no País dos Mortos