Imprensa da Universidade

Rui Lage

Nascido no Porto em 1975, é autor de sete livros de poesia publicados entre 2002 e 2016, entre os quais Revólver, Corvo, Um Arraial Português e Estrada Nacional. É também autor de ensaios, teatro, crítica literária, artigos científicos e ficção infantojuvenil, estando representado em diversas publicações e antologias. Traduziu poesia e ficção de Paul Auster, Pablo Neruda e Samuel Beckett, entre outros. Com Jorge Reis-Sá, foi responsável pela organização, selecção, introdução e notas da obra Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora, 2009). É doutorado em Literaturas e Culturas Românicas – especialidade em Literatura Portuguesa – pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integrou a direção da Fundação Eugénio de Andrade. Foi assessor parlamentar na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República e docente na ACE - Escola de Artes. Trabalha atualmente no Parlamento Europeu, entre Bruxelas e Estrasburgo.