Imprensa da Universidade

Rui Fausto da Silva Lourenço

É Professor Catedrático do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coordenador do Laboratório de Bioespetroscopia e Crioespetroscopia Moleculares do Centro de Química de Coimbra. É membro da Academia Europeia das Artes, Ciências e Humanidades (Paris), integra os Corpos Editoriais de 4 revistas científicas internacionais, a Comissão Diretiva da Associação Mundial dos cientistas que se dedicam à realização de estudos de substâncias isoladas em matrizes criogénicas inertes e Vice-Presidente da Comissão Científica Permanente do Congresso Europeu de Espetroscopia Molecular. É Editor da revista científica internacional “Journal of Molecular Structure” (Elsevier, Amsterdão). Ao longo da sua carreira tem ocupado várias posições de gestão e direção científica na Universidade de Coimbra, incluindo a presidência do Conselho Pedagógico e a vice-presidência dos Conselhos Diretivo e Científico da FCTUC, e as presidências do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e do Departamento de Química da FCTUC. Foi também Presidente da Divisão de Química-Física da Sociedade Portuguesa de Química. Em 2002, recebeu o Prémio “Journals Grant for International Authors”, da Royal Society of Chemistry, e, em 2004 e 2005, foi um dos ca. 70 cientistas portugueses galardoados com o Prémio de Excelência Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Ministério da Ciência e do Ensino Superior de Portugal, sendo um dos 12 químicos portugueses que receberam tal distinção. É autor ou editor de cerca de duas dezenas de livros, dedicados a temas científicos de interesse do “grande público” ou mais especializados, e autor de ~250 artigos científicos em revistas científicas de elevado factor de impacto no domínio da Química. O seu trabalho recebeu mais de 2000 citações e alguns dos seus livros são atualmente utilizados como manuais universitários no país e no estrangeiro. Organizou mais de 25 reuniões científicas internacionais (tendo sido Diretor de dois Institutos de Estudos Avançados patrocinados pela OTAN), e supervisionou ca. 30 doutoramentos e pós-doutoramentos e mais de 50 mestrados e estágios científicos de licenciatura. Desde 1994 tem estado envolvido em mais de 20 projetos internacionais de investigação científica (liderando 12, incluindo a coordenação nacional de uma rede de laboratórios ibero-americanos que integra cientistas de 8 países diferentes), num total de financiamento superior a 2.200.000 Euros. Os seus principais interesses científicos centram-se na investigação da estrutura molecular, reatividade foto e termoquímicas e processos de relaxação de energia intramolecular em compostos orgânicos isolados em matrizes criogénicas e em fase condensada a baixa temperatura. Como técnicas principais de estudo utiliza as espetroscopias de infravermelho e de Raman, e métodos teóricos mecânico-quânticos. Rui Fausto M. R. S. Lourenço é membro da Comissão de Honra da Associação Portugal-Letónia, e membro da American Chemical Society, IUPAC, European Molecular Liquids Group e European Photochemistry Association.

http:/www.qui.uc.pt/~fausto/homepage